Assembleia da ACAMSOP na 26ª Festa do Vinho e do Queijo

Aconteceu no último sábado, 9 de julho, no Centro de Eventos de Salgado Filho e na 26ª Festa do Vinho e do Queijo, a Assembleia da ACAMSOP ? Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, organizada pela entidade e a Câmara Municipal de Vereadores através do seu presidente José Favaretto. Tradicionalmente é realizado esse encontro há alguns anos na festa para prestigiar o evento, mas principalmente, com o objetivo de tratar de assuntos de interesse dos municípios e da Região Sudoeste.

Estiveram presentes e prestigiando a Assembleia, aproximadamente cem vereadores de toda a região abrangida pela ACAMSOP, e também, deputados federais e estaduais, que representam os municípios e o Sudoeste na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, demonstrando o reconhecimento e a importância que a associação possui perante estas casas legislativas, fortalecendo ainda mais esta entidade, que atualmente tem como presidente o vereador Cláudio Alain do Carmo do Legislativo Municipal de Santo Antônio do Sudoeste.

Novamente esse ano como em outras Assembleias já realizadas na festa, mais um tema interessante foi trazido na pauta e abordado, a nova TECNOLOGIA 5G, sendo a quinta geração de internet móvel e já é uma realidade em nosso país. Brasília, nossa capital federal, nesse mês de julho, tornou-se a primeira capital brasileira conectada à internet da chamada quinta geração.

O tema foi abordado pelos palestrantes Nello Morlotti, que atua no regulatório do 5G e é Vice Presidente da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná no setor ligado a indústria de produtos de Telecom e Diego Anezio Rezende Lima, Analista de Relações Governamentais do Sistema FIEP.

Salientaram os palestrantes, que o Paraná tem sido visto como Estado modelo, sobretudo na atualização da legislação, que vem facilitando a instalação da infraestrutura necessária para a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Para ser viabilizada a obrigação de ativação desse novo modelo tecnológico, deverão os municípios, também, atualizarem suas legislações locais e seguirem o cronograma estabelecido pela ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações para se adequarem ao estabelecido na Lei n° 13.116/15, denominada Lei das Antenas e ao Decreto Federal 10.480/20, que dispõe sobre medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações em nosso país.

Foi ressaltado ainda, os benefícios que essa nova tecnologia irá proporcionar, relacionada a velocidade na transferência de dados, prometendo ser uma grande revolução principalmente na área da saúde, onde possibilitará a operação de máquinas e equipamentos à distância e o avanço tecnológico do setor do agronegócio em nosso país. A tecnologia 5G, ainda permitirá o aumento na quantidade de aparelhos conectados simultaneamente, interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas, tudo isso pela rapidez e eficiência que processa as informações de forma muito mais ágil.

A quinta geração de internet móvel já é uma realidade e está sendo muito aguardada pelas pessoas, mas principalmente pelas empresas, pois levará à aceleração e avanço do Brasil rumo à chamada ?Indústria 4.0?, possibilitando a integração das mais variadas e diferentes tecnologias existentes atualmente.